,

O caminho para a intimidade!


A intimidade do Senhor é a escolha mais nobre que um discípulo pode fazer. Adoração e temor são portas de acesso a este relacionamento mais íntimo com o Pai. Porém, o caminho para esta intimidade é definido por um pacto de aliança. Este é o padrão que Deus estabeleceu como prioridade para revelar seus planos e segredos.

As alianças são baseadas em promessas e manifestadas por sinais. Deus fez uma aliança com Noé, com seus descendentes e com todos os seres viventes; de que nunca mais a terra seria destruída por águas de dilúvio – isto é a promessa (Gn 9.9-11). Como cumprimento desta promessa, Deus estabeleceu um arco nas nuvens – isto é o sinal (Gn 9.12-15). Deus fez aliança com Abraão o constituindo por pai de numerosas nações (Gn 17.4-5); e o sinal desta aliança foi a instituição da circuncisão (Gn 17.10).

Jesus fez aliança com toda a humanidade, oferecendo-se de maneira voluntária e obediente para ser o sacrifício de remissão do pecado. A promessa foi morrer, o sinal foi o sangue na cruz – "porque isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados" Mt 26.28. Também firmou uma aliança de presença constante com os discípulos dizendo: "e eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos" (Mt 28.20), "não vos deixarei orfãos, voltarei para vós outros" (Jo 14.18); e o sinal desta aliança foi o Espírito Santo derramado sobre eles no dia de Pentecostes (At 2.1-4). Assim, Jesus recebeu maior ministério, pois a aliança estabelecida foi baseada em maiores promessas –"Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas." Hb 8.6

"Ainda que uma aliança seja meramente humana, uma vez ratificada, ninguém a revoga ou lhe acrescenta alguma coisa" quanto maior a aliança eterna feita por Aquele que é perfeito para executar, fiel em cumprir.

Aliança é um fator indispensável para todos que desejam intimidade com Deus.
"A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança" Sl 25.14


0 comentários:

Gráfica Rapida